Bonsucesso F.C

Bonsucesso F.C

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO FUTEVÔLEI NOS TREINAMENTOS DE FUTEBOL PARA OS ATLETAS

De que forma essa tradicional prática das praias pode beneficiar os futebolistas profissionais?

Professor Alexandre Julião

Esta “modalidade esportiva” foi criada em 1965, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para burlar a policia da proibição de jogar futebol e linha de passe na praia. A atividade era praticada numa área semelhante a uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido. Um dos seus fundadores foi o jogador Almir Pernambuquinho, seguido de Vavá (que jogou a Copa do Mundo de 1962) e muitos outros jogadores, como Doval, Edinho, Júnior, Cláudio Adão, Romário, Renato Gaúcho, dentre outros.
Trata-se de uma modalidade que apresenta um grau de dificuldade enorme, desde a areia pesada até a alta técnica necessária para recepção, passe e ataque ao campo adversário. Dificilmente um atleta com limitações técnicas consegue praticar o futevôlei. A habilidade (ou a falta dela) é fácil de ser detectada por qualquer pessoa, pois a bola foge do controle ao menor erro técnico.
É preciso controlar a técnica com a força, com a direção bem controlada, antever o que o adversário pretende realizar, oferecendo ao atleta a oportunidade de desenvolver habilidades que o ajudarão a levar uma grande vantagem para a prática do futebol.
Alguns clubes de futebol estão utilizando o futevôlei como complemento de treinamento técnico, na sua maioria praticada na caixa de areia utilizada para treinamento físico - os atletas procuram praticar antes ou após os treinos.
Uma recomendação é que o futevôlei seja realizado numa quadra com grama e de chuteiras. Assim, estaríamos praticando mais próximo da realidade do jogo de futebol. Nesse sentido seria também conveniente a presença de um membro da comissão técnica para realizar aquecimento e monitorar a carga do treino.
Alguns ganhos técnicos que o futevôlei proporciona podem ser levados para os jogos de futebol, como os citados abaixo:
1-Controle na força e direção nos cabeceios, principalmente ofensivos. Nos cabeceios defensivos, melhora da direção na troca de passes.
2-Controle de força e direção no passe de primeira com a parte interna do pé.
3-Melhora da técnica de passe das bolas altas com o peito e coxa.
4-Melhora da técnica de finalização com a parte interna do pé, principalmente quando a bola se encontra mais próxima à baliza adversária.
5-Aumento do controle da técnica e força nas finalizações por cobertura na saída dos goleiros.
6-Melhora da técnica defensiva para as bolas de variadas alturas.
7-Aprimoramento da “leitura” de jogadas possíveis do adversário.
8-Estímulo do nível de criatividade em relação às técnicas de jogo.
Esses ganhos são observados claramente nos atletas de futebol profissionais. Um exemplo clássico é Romário, praticante assíduo de futevôlei e que fez muitos gols de cabeça e de pé, sem dúvida beneficiado pela prática dessa modalidade. Júnior, ex-lateral esquerdo da seleção brasileira, fez belas jogadas no futebol e no futebol de praia pela prática frequente do futevôlei. Carlinhos Bala é outro atleta que, apesar de sua baixa estatura, faz muitos gols de cabeça, favorecido pela prática dessa atividade.
Quanto à forma de prática, o futevôlei deve ser preferencialmente praticado em terreno gramado, com chuteiras e com a bola que é usada na competição de futebol, mas nada impede de se fazer outras adaptações dependendo dos objetivos a serem atingidos. Podem também ser estimulados campeonatos internos, de caráter recreativo, inclusive com a participação dos membros da comissão técnica, como forma de integração, motivação e também jogado em duplas, trincas etc.
O jogo pode ainda ser realizado com a rede baixa, podendo a bola dar um toque no solo por ataque em cada lado do campo. Cada atleta poderá dar um ou dois toques na bola. Enfim, as regras e adaptações podem ser feitas ou modificadas de acordo com o objetivo da comissão técnica, conforme já destacamos.
O controle das atividades, com quaisquer características, via de regra, deve ficar a cargo dos profissionais responsáveis (treinador, preparador físico, assistente) pela programação dos treinamentos, procurando, assim, evitar-se os excessos.
Enfim, entendemos que de forma geral o futevôlei constitui-se em prática que deve ser estimulada em face de seus inúmeros e inegáveis benefícios aos jogadores de futebol.