Bonsucesso F.C

Bonsucesso F.C

quinta-feira, 11 de março de 2010

PERIODIZAÇÃO NO TREINAMENTO


Macrociclo de treino:
O macrociclo é o planejamento do treinamento das atividades dentro de um tempo pré estabelecido, que possibilite uma resposta fisiológica e morfológica das metas propostas.
Os macrociclos possibilitam possíveis mudanças e/ou adaptações dependendo das respostas morfo-flsiológicas apresentadas pelo atleta ao longo da planificação ou de possíveis alterações que possam ocorrer em relação a enfermidades, viagens, contratempos e outros.
Matveev (1981), apresenta um processo de desenvolvimento da forma desportiva dividida em uma seqüência de três fases: Aquisição, manutenção e perda temporária.
A temporada de treinamento (macrociclo) deve ser dividida em períodos, os quais permitirão que o treinador organize as cargas de treino e as controle.
1.Período Preparatório - E o que assegura o desenvolvimento das capacidades funcionais do organismo do atleta e tem como objetivo resolver as tarefas de aperfeiçoamento de vários aspectos específicos do estado de preparação do atleta. Este período é subdividido em duas etapas : Geral e Especial.
2.Período Competitivo - Neste período devemos compor a estrutura do treino, voltado diretamente para a realização das atividades específicas do esporte e criar condições para a manutenção da forma desportiva.
3.Período Transitório - Este período contribui para a recuperação completa ou parcial da adaptação do organismo do desportista e serve de elo de ligação entre os vários macrociclos de preparação.

Mesociclo de treino:
É um período de treinamento que engloba uma seqüência ordenada de microciclos, caracterizando uma determinada estrutura organizacional dentro de uma periodização. Segundo Dantas (1995) os mesociclos possibilitam a obtenção de um resultado cumulativo das cargas utilizadas em cada microciclo e adequando-as à reação que o organismo do indivíduo é capaz de oferecer no transcurso do tempo.
Para possibilitar um melhor aproveitamento das cargas de treino e conseqüentemente, a preparação para os mesociclos posteriores, a duração dos mesociclos devem ser de 3 a 6 semanas.

O Mesociclo apresenta uma série de características que nos permitem classificá-lo:

Lugar do mesociclo no sistema de treino; Tipos de microciclo que compõem o conteúdo do mesociclo;
Composição dos tipos de treinos aplicados no mesociclo;
Aplicação sistemática das cargas e sua dinâmica do mesociclo.
Podemos classificar os Mesociclos em:

1) Incorporação ( adaptação ) - É utilizado no início do período de preparação, visando possibilitar a passagem do atleta da situação de repouso ativo para a de treinamento. Para o mesociclo de incorporação, é característica a intensidade relativamente baixa com aumento gradual do volume geral de exercícios.
2) Básico - Este nome generalizado reúne alguns tipos de mesociclos, nos quais se realiza o principal trabalho de treino quanto ao aperfeiçoamento de diversos aspectos da preparação do atleta. Os estímulos utilizados deverão propiciar uma nova adaptação do estado morfofuncional do atleta.
3) Estabilizador - Visa à consolidação das mudanças obtidas anteriormente, que são asseguradas pela redução insignificante ou a estabilização da grandeza alcançada antes das cargas.
4) Preparatório de Controle - E geralmente com este mesociclo que termina o período preparatório. O trabalho de treino é combinado com a participação em competições (por vezes unidas numa série de partidas), que desempenham a função preparatória de controle. Os problemas detectados deverão ser de pronto atacados de forma a não prejudicar as performances futuras esperadas.
5) Pré-competitivo - É empregado antes de competições muito importantes e apenas para atletas de alta qualificação. Procura, através da aplicação maciça de cargas importantes e períodos relativamente amplos de recuperação, provocar uma quebra na razão de crescimento do condicionamento do atleta conduzindo-o a patamares mais elevados de performance.
6) Competitivo - Não possui estrutura pré-estabelecida, pois as exigências da periodização se subordinam às necessidades de performance.
7) Transição - Visa principiar a recuperação metabólica e psicológica adequadas, por meio de uma recuperação ativa.

Microciclo de treino:
Representa um somatório de sessões de treinamento em um período normalmente utilizado de uma semana. O número de sessões em um microciclo varia de três a oito vezes, dependendo da condição física inicial do atleta e do objetivo do programa.
A distribuição das sessões ao longo da semana, depende do tempo disponível do atleta e do intervalo de recuperação. Os microciclos podem ser subdivididos e compreendidos como:
1. Adaptação ou Incorporação - É caracterizado por uma intensidade de trabalho entre 40 a 60% de um possível máximo apresentado pelo atleta. E normalmente utilizado no início do programa de condicionamento físico e serve como preparação do aparelho cardiovascular e neuromotor à cargas de intensidade superiores.
2. Desenvolvimento ou ordinário — Visa provocar adaptações orgânicas desejáveis, capazes de aumentar o nível de condicionamento geral do atleta. E caracterizado por uma intensidade de trabalho entre 60 a 80% do máximo.
3. Recuperativo - Caracteriza-se por apresentar estímulos reduzidos e um número maior de dias de repouso, possibilitando uma adequada recuperação metabólica ativa.
4. Recuperativo de Apoio - Reduz consideravelmente os ritmos de perda de preparo do atleta, assegurando com isto a recuperação efetiva dos sistemas que ficam num estado reprimido.
5. Choque - Este tipo de microciclo caracteriza o ápice da aplicação de carga de um mesociclo. Este ápice pode ser de volume se o mesociclo for da fase básica ou de intensidade no caso de estar localizado na fase específica. As cargas de trabalho variam entre 80-l00% do máximo.
6. Estabilizador - É aplicado com o objetivo de assegurar a estabilidade do estado do organismo do atleta.
7. Preparatório de Controle - Combina-se o trabalho de treinamento com a participação em competições de controle e a execução de exercícios de teste. De acordo com os resultados obtidos, faz-se a correção para as etapas posteriores de preparação do atleta.
8. Pré-competitivo - A tarefa deste microciclo consiste em assegurar o estado de prontidão otimizada corrente para o dia das competições, graças à mobilização de todas as capacidades potenciais do atleta, acumuladas no processo de preparação precedente, e a adaptação às condições específicas destas competições. O microciclo pré-competitivo inclui alguns últimos dias antes das competições principais.
9. Competitivo - Não possui estrutura pré determinada. O regulamento e a forma de competição é que estipularão como serão ordenadas as atividades do ciclo. A performance passa a ter prioridade absoluta e todas as ações serão realizadas buscando a eficácia máxima.