Bonsucesso F.C

Bonsucesso F.C

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hidratação no Futebol



O futebol é o esporte mais popular do mundo (FIFA, 2005; PRADO et al, 2006), que a cada dia ganha mais adeptos, aumentando assim o interesse da mídia no mundo inteiro e chamando a atenção de uma infinidade de pessoas (CORRÊA et al, 2002). Ele é um esporte dinâmico que envolve exercícios físicos intermitentes e a intensidade do esforço físico e performance do atleta profissional depende de um conjunto de fatores, entre eles, posicionamento do atleta, qualidade do adversário, importância da partida, fatores táticos, técnicos, nutricionais, psicológicos e físicos (GUERRA, SOARES, BURINI, 2001).
Dentre todos os fatores que compõem a preparação de um jogador de futebol, um dos mais importantes é a nutrição (PRADO et al, 2006). Um suporte nutricional adequado às características do indivíduo faz com que ele tenha um rendimento melhor dentro de sua prática esportiva (GROSS et al, 2001). Uma alimentação adequada é constituída, em primeiro lugar, de condição prévia para poder efetuar o exercício físico de certa intensidade e/ou duração (SBME, 2009). Em segundo lugar, visa equilibrar a perda hidroeletrolitica e energética durante o exercício físico, para que se possa manter os níveis de glicogênio muscular e evitar assim a fadiga durante o esforço físico (GROSS et al, 2001). Em terceiro lugar, uma alimentação nutricionalmente adequada após o exercício faz com que aconteça uma rápida e eficiente reposição dos substratos energéticos utilizados durante o exercício físico, e uma ressíntese dos carboidratos do organismo, reidratação e descanso (GROSS et al, 2001). Por isso é de extrema importância que o atleta tenha consciência que uma alimentação e hidratação adequada, antes, durante e após a atividade física é essencial para a melhora do seu rendimento (GUERRA, SOARES, BURINI, 2001; MCARDLE, 2003).
Diferentes estudos têm evidenciado a importância do estado de hidratação perante a tolerância ao exercício prolongado, levando a crer que indivíduos que estão bem hidratados respondem melhor à elevação da temperatura corporal, do que os que não tiveram uma hidratação correta (ACSM, 2005).
Um estudo feito por Shirreffs et al. (2005) com 26 jogadores profissionais durante uma sessão de treino de 90 minutos em uma pré-temporada, demonstrou que estes atletas não ingeriam adequadamente líquidos durante o treino acarretando uma perda significante de peso e uma queda do rendimento. Outro estudo feito por Al-Jaser & Hasan (2006) corrobora com o estudo anterior, visto que eles observaram que os atletas não consumiam a quantidade suficiente de líquidos durante um treino realizado em um ambiente quente e úmido. Estes estudos demonstram a falta de atenção tanto dos profissionais que trabalham nesta área, quanto dos próprios jogadores, porque além da importância fisiológica da ingestão de líquidos, também o fator protetor para possíveis acometimentos físicos como câimbras merecem atenção (CARTER; CHEUVRONT; SAWAKA, 2007).
Os jogadores de futebol podem perder até três litros ou mais de suor durante um jogo em dia quente (GUERRA, SOARES, BURINI, 2001). O desempenho durante jogos ou treinos pode diminuir 30%, com a perda de 5 a 6% de peso corporal (GUERRA, SOARES, BURINI, 2001).
Segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2009), para que um indivíduo inicie sua prática esportiva bem hidratado ele deve ingerir cerca de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Após o início do exercício é recomendado que se comece a ingerir líquidos a partir dos primeiros 15 minutos e continuar ingerindo a cada 15 a 20 minutos. É importante salientar que o volume a ser ingerido varia de acordo com as taxas de sudorese, na faixa de 500 a 2000 ml/hora. Também vale a pena atentar-se a importância de continuar ingerindo líquidos após o exercício para compensar as perdas adicionais de água pela urina e suor (SBME, 2009).
No geral, é aconselhável que ocorra uma reposição de 150% do volume perdido durante o exercício (SBME, 2009; ACSM, 2007). Não se esqueça que essa reposição deve ser feita além da quantidade de 2 a 2,5 litros/dia, que é a recomendação geral para não praticantes de exercícios (SBME, 2009). Além da hidratação, é importante se atentar quanto a reposição de carboidratos e eletrólitos durante os treinos e partidas de futebol.


Referencias Bibliográficas:

ALCANTARA H. A magia do futebol. Estud. av.  2006,  v. 20,  n. 57.
AL-JASER, T.A., HASSAN, A.A.A. Fluid loss and body composition of elite Kuwaiti soccer players during a soccer match. J Sports Med Phys Fitness; 46:281-5, 2006.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Roundtable on hydration and physical activity: consensus statements. Med Sci Sports Exerc 2005.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Exercise and fluid replacement. Med Sci Sports Exerc, 2007.
CARTER, R., CHEUVRONT, S.N., SAWAKA, M.N. Doenças provocadas pelo calor. GSSI 2007 Disponível em: http://www.gssi.com.br. Acessado em: 04/12/2009.
CARVALHO, T., RODRIGUES, T., MEYER, F., LANCHA JR, A.H., DE ROSE, E.H. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte, 9:43-56, 2009.
FIFA. Nutritional for Football: a practical guide to eating and drinking for health and performance. Based on an international consensus conference held at FIFA house in Zurich 2005, Sept, p. 18-21.
GUERRA, I., SOARES, E.A., BURINI, R.C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Rev Bras Med Esporte,  v. 7,  n. 6, 2001.
GROSS, M.G., GUTIÉRREZ, A., MESA, J.L., RUIZ-RUIZ, J., CASTILLO, M.J. La nutrición en la práctica deportiva:adaptación de la pirámide nutricional a las características de la dieta del deportista. Alan, v. 51, n. 4, p. 321-331, 2001.
KIRKENDALL, D. Fisiologia do futebol. In: Garrett Jr WE & Kirkendall D. A ciência do exercício e dos esportes. Porto Alegre: Artmed 2003.
MCARDLE, W.D., KATCH, F.I., KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
PRADO, W.L., BOTERO, J.P., GUERRA, R.L.F., RODRIGUES, C.L., CUVELLO, L.C., DAMASO, A.R. Perfil antropométrico e ingestão de macronutrientes em atletas profissionais brasileiros de futebol, de acordo com suas poisições.Rev. Bras. Med. Esporte, v.12, n.12, 2006. 
SHIRREFFS, S.M., ARAGON-VARGAS, L.F., CHAMORRO, M., MAUGHAN, R.J., SERRATOSA, L., ZACHWIEJA, J.J. The sweating response of elite professional soccer players to training in the heat. Int J Sports Med, 26(2):90-5, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário