Bonsucesso F.C

Bonsucesso F.C

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PREPARAÇÃO FÍSICA DE GAROTOS DE BASE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL

Preparadores devem priorizar as atividades aeróbicas nos treinamentos

Cada vez mais os campeonatos de base ganham destaque no cenário internacional do futebol. Recentemente a CBF convocou uma seleção sub-13 para disputar um torneio amistoso no Catar e a Copa do Mediterrâneo na Espanha. A participação de meninos em torneios internacionais levanta o tema sobre quais os cuidados que se deve ter quanto à preparação física.Como os atletas estão em fase de crescimento, o esporte competitivo pode ocasionar danos.
Os treinamentos devem ser feitos com extremo cuidado. Cargas excessivas durante as atividades musculares podem prejudicar o desenvolvimento futuro das crianças, principalmente no ritmo do crescimento em altura e no desenvolvimento somático.O aparelho locomotor é outra região gravemente atingida por atividades físicas intensas. Ele pode sofrer "fraturas espontâneas" ou uma resistência desproporcional entre a parte óssea e a hipertrofia muscular apresentada.Os ossos também podem ser vítimas de alterações estruturais, que também podem acontecer no aparelho capsuligamentar das articulações, em caso de treinamento esportivo intenso realizado por longos espaços de tempo.Para grande parte dos fisiologistas o mais indicado é a realização de treinamentos de média intensidade e longa duração, no caso das atividades aeróbicas. As ações anaeróbicas, de curta duração e alta intensidade, devem ser evitadas ao máximo.O treinamento aeróbico prepara a criança para futuras sobrecargas de treinamento esportivo (já quando estiver com idade mais avançada). Além disso, provoca o aumento da capacidade aeróbica máxima.Esse tipo de atividade também atua em caráter preventivo. Indivíduos com capacidade aeróbica máxima elevada têm menos incidência de problemas cardiovasculares. Outra vantagem das atividades aeróbicas é que elas podem ser transformadas em brincadeiras, reduzindo o risco do treinamento cair na rotina e desmotivar os garotos. Brincadeiras infantis mesmo, como os tradicionais "pega-pega", "bandeirinha", "alerta", e tantas outras, são excelentes alternativas.
Ações que aliem a bola com uma "correria organizada" também podem ser bastante úteis. Os jogos em campos reduzidos são indicados por aliar aspectos aeróbicos com outros fatores como velocidade de raciocínio, além de ser um bom treinamento de fundamentos também.
Independente dos métodos de treinamento escolhidos, desde que condizentes com a idade dos atletas, é de suma importância que sejam feitos exames médicos regulares, para um acompanhamento constante dos garotos. Essa prática pode prevenir uma série de complicações de deficiências orgânico-funcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário